Zu


Faz hoje três semanas que nos chegou este brinquedo a casa. Uma Shih-Tzu, tamanho mini, com dois meses e um verdadeiro amor.


Sabíamos que ao morarmos num apartamento teríamos de ter um cão de porte pequeno, procurámos várias raças, ficámos indecisos mas para mim tinha de ser uma raça peludinha. Faz toda a diferença! :) E então encontrámos a raça Shih-Tzu e começamos a procurar cachorrinhos.


Encontrámos a Zu, ou Zulmira Fajoca para ser mais correcta, e foi amor. Chegou tímida e ainda muito bebézinha mas agora passado três semanas já está maior (ganhou 300gr e pesa neste momento 1,200Kg), com muito mais energia e força e já não nos larga. Já nem nós sabíamos viver sem ela, a nossa rotina mudou, agora há brigada de xixi e cocó que dantes não existia, há birras quando estamos a ver tv por querer vir para o sofá, há brinquedos por todo o lado, há sapatos e sapatilhas desarrumados, mas há também muita brincadeira, companhia e aqueles olhos grandes a olharem-nos de lado quando sabe que fez asneira. É tão bom! 


Esta é a nossa Zu, o nosso porquito de barriga cor-de-rosa, que está sempre entupida, e por isso faz uns barulhinhos super engraçados, e que toda a gente acha parecida com o Bruno Aleixo, ahah. Podem ir vendo novidades dela pelo instagram - @jucsilva, onde não resisto a ir pondo fotos dela sempre que ela me deixa tirar, o que não é fácil.

10 comentários

  1. Espero não a ofender com esta pergunta, mas....nunca colocou a hipótese de adoptar um cão/cadela de abrigo? É que segundo o post "procurámos várias raças", ou seja, nem sequer colocaram a hipótese de visitar um abrigo e descobrir um patudo pequeno, fofinho e cheio de pêlo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ofende minimamente e claro que sim, claro que foi opção. Aliás eu desde que me lembro de ser gente sempre tive animais e sempre foram "rafeiros", este é o primeiro animal de raça puro que tenho. No entanto e toda a gente sabe que adoptar rafeiros de pequeno porte nem sempre é fácil, quando procurámos não encontrámos e acabamos por ver este e ficámos com ele.

      Eliminar
    2. Não concordo muito com a sua última afirmação "nem sempre é fácil", mas não irei condenar a sua opção. Cada um sabe de si, mas tenho pena que não tenha optado por um "rafeiro" em detrimento de um cão da raça x ou y.

      Eliminar
    3. Só agora é que li esta sua resposta... "toda a gente sabe que adoptar rafeiros de pequeno porte nem sempre é fácil"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Céus que anormalidade de comentário!! Toda a gente sabe que adoptar um cão pequeno é MUITO mais fácil do que um de porte grande!
      Perdeu uma leitora....

      Eliminar
    4. Peço desculpa por a ter ofendido, espero que um dia volte.

      Eliminar
  2. Obrigada por fazer parte do leque de pessoas que compra cachorrinhos (da raça X) e alimenta os criadores sem se preocuparem pelas más condições que as cadelas parideiras vivem a vida toda, somente para vocês terem um cachorrinho! Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que existam muitos maus criadores por ai, aliás se conhecer algum espero que os denuncie rapidamente pois como sabe maus tratos aos animais são puníveis por lei. No entanto e tal como disse ao comentário anterior, eu sempre tive cães "rafeiros" e não tenho o mínimo problema com isso. Apenas acabamos por nos apaixonar pela Zu. E também se pensar bem, se ninguém ficasse com cães de raça, não acabariam esses por ser os sem abrigo?

      Eliminar
    2. Eu sei que os crimes contra animais são puníveis por lei... trabalho todos os dias nessa área!

      O seu comentário: "se ninguém ficasse com cães de raça, não acabariam esses por ser os sem abrigo?" só prova o quão ingénua você é quanto à realidade (abandono) animal em Portugal!
      Se visitar canis e abrigos de animais vai ver a quantidade de animais de raça pura existem nos abrigos. Ser de raça pura não impede que sejam abandonados, se pensava o contrário, você está muito desafasada da realidade!

      Já agora, "barulhinhos super engraçados" que a sua cadela faz podem ser derivados de problemas respiraórios. Aconselho a investigar mais sobre raça já que Shih Tzu são propensos a problemas respiratórios (apneias, infecções respiratórias, etc), mas decerto que você já sabe isso, não iria comprar um animal sem saber tudo sobre o tipo de cão que iria comprar certo?

      Eliminar
    3. Exactamente, acertou completamente. Já foi duas vezes ao veterinário e já andou inclusive a antibiótico, graças a Deus não é nada grave e é mesmo da raça. Mas obrigada pelos conselhos.

      Eliminar
  3. Cadela mais amorosa de sempre,:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar