Bolachas de Natal


Adoro o Natal por várias razões, e uma delas é ter um motivo para fazer as minhas bolachinhas. Já tenho esta receita há muitos anos e praticamente todos os anos a tenho feito. 

Gosto de as preparar e da ajuda que vou tendo, gosto de cortar a massa (tenho muitos corta massas) e ter bonequinhos para as diferentes ocasiões e gosto que o namorado goste de me ajudar a prepará-las.



A receita é do mais simples que pode existir.

Ingredientes:
65g de manteiga sem sal
125g de açúcar
1 ovo
250g de farinha
2 colheres de sopa de chocolate em pó

Preparação:
Amolecer a manteiga e adicionar o açúcar e o ovo e bater bem, quando estiver uma mistura homogénea, adicionar o chocolate em pó e a farinha e ir sempre batendo. Quando tiverem uma bola de massa que se solte bem das vossas mãos e do recipiente onde estiverem a bater, envolvam a bola em película aderente e coloquem no frigorifico durante pelo menos 30min. Depois é só estender a massa até ficar com cerca de meio centímetro de altura e polvilhando a superfície de onde vão estender com farinha para não agarrar, utilizar os corta massa e ir ao forno pré-aquecido a 180ºC durante uns 10min.

A receita também funciona sem o chocolate em pó se preferirem fazer apenas bolachas de manteiga.

Fiz um glacé para colocar a enfeitar as bolachas mas não ficou perfeito, ainda assim a receita é:

Bater a clara de um ovo em castelo e adicionar 225g de açúcar em pó, mexer bem e adicionar umas gotas de limão e essência de baunilha. 





6 comentários