8 receitas caseiras de beleza com óleos

Quase todos, senão todos os produtos de beleza, têm na sua composição óleos de qualquer coisa. Já repararam?

Existem inúmeros óleos e hoje venho aqui dar umas dicas para os utilizarem ou fazerem os vossos próprios produtos de beleza em casa. Se não souberem onde comprar os óleos, dirijam-se a uma ervanária.

Receitas para o tratamento do cabelo:



1. Para os cabelos secos, danificados e quebradiços, o óleo de camomila é uma boa opção. Mantem-nos hidratados, além de devolver o brilho e proteger o couro cabeludo. Para quem quer clarear a cor do cabelo e não quer gastar dinheiro num cabeleireiro, esta é também a forma de o fazer de uma forma natural, sem químicos. Já o óleo de aloé vera vai hidratar e fortalecer os cabelos, por causa das suas propriedades regeneradoras.

Precisam de:
  • 2 colheres (sopa) de iogurte natural
  • 1 colher (sopa) de óleo de aloé vera
  • 1 colher (sopa) de óleo de camomila
  • 1 colher (sopa) de mel
Misturar tudo muito bem e depois aplicar nos cabelos, deixar agir durante 10 minutos e lavar de seguida. Fazer este procedimento 2 vezes por semana.




2. Para hidratar os cabelos:

Misturar um pouco de óleo de abacate com uma clara de um ovo. Bater tudo muito bem até ficar uma mistura homogénea e depois aplicar nos cabelos húmidos. Deixar atuar durante meia hora, com uma toca para “abafar” e de seguida enxaguar bem.

O abacate é rico em óleos e vitaminas, e a clara é rica em albumina, um tipo de proteína muito usado por praticantes de ginástica por ser capaz de regenerar fibras.


3. Para fazer crescer o cabelo mais depressa:

O óleo de rícino é utilizado desde o tempo das nossas avós. O cheiro não é muito agradável, mas o efeito é garantido.

Basta juntar um pouco deste óleo ao amaciador ou ao vosso produto de massagem e depois aplica-lo ao longo dos cabelos e deixar atuar uns 5 a 10 minutos e lavar de seguida. Convém não exagerar no tempo porque o produto é gorduroso. 


4. Para acabar com a caspa:

Após a lavagem, deixar o cabelo secar naturalmente e de seguida, deitar algumas gotas de óleo de alecrim para as palmas das mãos. Massajar o óleo no couro cabeludo e escovar o cabelo delicadamente em toda a extensão do couro cabeludo.

Se não têm óleo de alecrim, podem fazê-lo amassando 8 colheres de sopa de alecrim seco num litro de água a ferver durante cinco minutos. Coem a mistura e apliquem no couro cabeludo, deixando o mais tempo possível antes de enxaguar.

O alecrim tem propriedades antibacterianas, úteis para o tratamento natural da caspa e seborreia, além de ajudar também na hidratação dos cabelos secos.


Receitas para o tratamento da pele:



5. Para as manchas no rosto que vão aparecendo com o tempo:

Vão precisar de:
  • 2 claras de ovos
  • 1 colher (chá) de óleo de amêndoas doces
  • 2 colher (sopa) de mel
  • Sumo de um limão
Misturar os ingredientes muito bem e depois, com um pincel, aplicar sobre a pele húmida e limpa, evitando a área dos olhos. Deixar agir durante 15 minutos e de seguida enxaguar bem com água fria.

O óleo de amêndoas doces tem uma textura leve e hidrata tanto a pele, como os cabelos. Estes ingredientes vão ajudar a amaciar, hidratar e limpar a pele, retirando-lhe as manchas. Bom também para quem tem sardas.

Atenção para não deixarem vestígios de limão na pele, senão faz o efeito contrário. 


6. Para a prevenção e tratamento de estrias:

Para ajudar a prevenir as cicatrizes e evitar que o problema aumente, esta é uma receita simples.

Basta misturar uma colher (sopa) de azeite extra virgem, com uma colher (sopa) de açúcar e uma colher (sopa) de óleo de rosa mosqueta. Depois é passar na região pretendida, com movimentos circulares, uma vez por semana.

O óleo de rosa mosqueta é um poderoso cicatrizante natural e, por isso, ajuda a amenizar as marcas deixadas por estrias. Se for combinado com o azeite ajuda a nutrir a pele e a devolver a elasticidade. O açúcar vai ajudar a remover as células mortas.


7. Para eliminar a celulite:

Já se sabe que para isto também temos que ter uma alimentação saudável e fazer exercício físico. Umas caminhadas já ajudam bastante.

Depois podem aliar o seguinte tratamento.

Precisam de:
  • 2 colheres (sopa) de borras de café
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
Misturar tudo muito bem até ficar uma pasta granulada e passar sobre a pele fazendo movimentos circulares durante 5 minutos. De seguida, enxaguar com água morna e secar. Depois devem hidratar a pele. Façam isto de 4 em 4 dias.

A cafeína contida nas borra do café ativa a circulação local e o óleo de coco (que também é muito usado em tratamentos para o cabelo) tem propriedades hidratantes e antioxidantes, queimando gorduras. 


8. Para eliminar cicatrizes deixadas pelo acne:

Devem colocar 6 gotas de óleo de lavanda em meia chávena de água morna, misturar bem, e aplicar sempre que necessário. Outra opção é a de misturar 5 gotas do óleo com 2 colheres de sopa de óleo de coco, ou de óleo de camomila.

O óleo de lavanda tem efeitos anti-inflamatórios e propriedades dermatológicas que ajudam a eliminar as impurezas da pele. Além disso, controla a produção de gordura e atua como um forte antisséptico.


E pronto, é isto. São receitas caseiras, fáceis de fazer e que ajudam a resolver muitos problemas com que nos deparamos no dia-a-dia!

E vocês, também utilizam algumas receitas de beleza caseiras? Quais?


3 comentários

  1. Ótimas dicas, nada como produtos naturais :D

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas dicas. Eu gosto muito de receitas naturais e costumo aplicar azeite no cabelo (concentro nas pontas) uma meia hora ou uma hora antes de lavar o cabelo e acho que deixa o cabelo bem suave. Quando o cabelo está a precisar de proteína, uso óleo de côco :)

    ResponderEliminar
  3. Não costumo ser muito de receitas caseiras, mas devia! Óptimas dicas!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar