O nosso bebé: A descoberta

Este ano ainda não tinha vindo aqui, tem sido um início de ano bem diferente do normal e com o imediato do instagram não senti necessidade de vir cá, no entanto isso mudou e já tinha saudades de vir aqui deixar as minhas palavras.


Para quem ainda não sabe, ESTOU GRÁVIDA!




Uma publicação partilhada por Ju | Joana Silva (@jucsilva) a


E neste momento já de 23 semanas, descobri às 4 semanas e tem sido um turbilhão de emoções. Se por um lado tenho tido uma gravidez santa a nível de enjoos, azia, e esses sintomas, por outro lado tivemos um susto logo ao inicio (que já vos conto) e sinceramente não tem sido a fantasia que imaginava. 

Sempre disse que tinha muita curiosidade em estar grávida, o corpo mudar, a barriga linda, sentir o bebé, os desejos, as hormonas, mesmo com todo o pior achava que era uma fase linda para as mulheres. Neste momento, não é que não goste de estar grávida, mas também não é o que imaginava, basicamente é tudo normal, à excepção de ter a barriga a crescer, pela primeira vez ter de ter cuidado com o que como ou o meu peso vai parar à lua e o cansaço que é intenso.

A parte da barriga a crescer, também não é tão lindo como eu imaginava, olho-me ao espelho e não me reconheço, e é um sentimento estranho, se por um lado estou mega feliz, por outro é estranho não me reconhecer. 

E com todo este discurso não pensem que vos estou a dizer que é a pior coisa do mundo, longe disso, só não é toda a ideia romântica que eu tinha, mas por culpa minha que fantasiei demais o assunto, e conto-vos isto porque se houver alguém por aí com a mesma ideia que eu, quero que baixem as expectativas para depois não ficarem desiludidas. 


Relativamente ao susto que apanhámos, na ecografia das 12 semanas a médica detectou o valor da translucência da nuca ligeiramente mais elevado que o previsto, para quem, tal como eu não percebe nada do assunto, este valor é indicativo de uma possível trissomia. Apesar de termos percebido que o nosso valor não era dramático, a possibilidade (mais real, porque possível é sempre) estava lá. 

Por opção nossa e com indicação médica, fizemos o exame Neobona que é um diagnóstico pré-natal não invasivo que determina com bastante eficácia (99%) a probabilidade do bebé ter ou não a anomalia cromossómica. O exame é muito simples, é uma pequena recolha de sangue da mãe e os resultados demoram cerca de 1 semana a chegar. É semelhante ao exame Harmony mas mais recente, eficaz e rápido na entrega dos resultados. Onde fiz custou 425€, é caro, mas a nossa opção era fazer amniocentese e envolve sempre um risco de aborto, por isso nem ponderámos, fizemos o exame. 

Entre receber a notícia e os resultados do exame, foram cerca de 2 semanas duras, semanas em que até evitei falar da gravidez, pois o desfecho podia ser o pior e não me queria afeiçoar ainda mais, mas felizmente os resultados chegaram e deram ausência de anomalias em todos os tipos de trissomia e ainda soubemos com certeza do sexo do bebé, que fica para outro post. 


Há por aí grávidas ou alguém que já tenha estado e que se identifique comigo? No final do dia é uma sensação mesmo reconfortante quando começamos a sentir o bebé e quando ouvimos o coração dele.

1 comentário