O nosso bebé: Tinta comestível


Andava já há uns tempos para levar o Bernardo a uns daqueles centro de atividades de crianças, em que no caso dos bebés basicamente é pintar e música. Como surgiu o Covid-19 e nos limitou a vida, meti mãos à obra e andei a ver como fazer tintas em casa para bebés, ou seja tintas comestíveis.

Vou-vos deixar com 7 receitas de tintas comestíveis e vou-vos mostrar o resultado da que experimentei.
  • Tinta de Gelatina
Comprar gelatina de cores diferentes, colocar o pó de cada cor numa taça e colocar um pouco de água a ferver. Depois misturar e experimentar a textura. Se quiser mais fina, é só adicionar mais água. Se estiver fina demais, basta colocar mais pó. Quando ficar fria está pronta a utilizar.

  • Tinta de Iogurte
Usar um pacote de iogurte que o bebé já possa comer e adicionar algumas gotas de corante colorido. Eu dividi um iogurte em três taças e meti corante diferente em cada taça para ter várias cores.

  • Tinta de Gelo
Adicionar corante alimentar à agua e colocar as cores na forma de gelo. Quando estiver congelado, é só desenformar e dar às crianças para brincarem.

  • Tinta de Maizena 
1 chávena de maizena, 1/2 chávena de água a ferver, 1 chávena de água fria e corante alimentar. Misturar a maizena com a água fria para dissolver tudo. A consistência vai ficar estranha, mas é só continuar a mexer para dissolver tudo. Depois adicionar a água quente aos poucos, até ficar na consistência que quer. Por fim adiciona-se o corante.

  • Tinta de Farinha 
 Outra alternativa para a tinta à base de maizena que não envolve água a ferver. Usar farinha de trigo, corante de alimentos e um pouco de água. Levar à liquidificadora. É preciso muito corante porque a base é de farinha branca. A quantidade de água vai depender da textura que se quer ter no final. Quanto mais água, mais líquido.

  • Tinta de Frutas 
Outro tipo de receita, super simples, é fazer puré de frutas. Pode-se usar banana (amarelo), morango (vermelho), kiwi (verde) e têm uma experiência sensorial muito interessante. Se quiserem deixar a cor mais forte, pode-se acrescentar umas gotas de corante alimentar.

  • Tinta de Vegetais
O princípio com os vegetais é o mesmo das frutas. Podem usar brócolos, beterraba e cenoura por exemplo.

Eu optei por começar com a tinta de iogurte por ser a mais simples de fazer, vejam só o resultado.






Sem comentários