E é por estas coisas que todos os dias...

...o amo um bocadinho mais! Vão ao Sapo e vejam a seguinte notícia na parte de tecnologia:

"Jogo português para iPhone mostra controle de bola

Fábio Ferreira tinha lido uma notícia sobre um rapaz de 14 ou 15 anos que tinha criado um jogo bastante simples mas que teve um enorme sucesso e decidiu arriscar e criar também um jogo para a plataforma móvel da Apple no seu tempo livre. O resultado é o Target Ball e está desde ontem disponível para download em versão gratuita (limitada) e numa versão paga, que custa 79 cêntimos.
Com um grafismo básico o jogo tira partido do acelerómetro do dispositivo para controlar a bola através de um labirinto, defrontando-se com inimigos activos, barreiras, bombas e mísseis. "Quando desenvolvi o jogo tive sempre em mente os meus gostos pessoais. E sei que como eu grande parte dos jogadores casuais gostam de jogos simples e divertidos, e não de jogos onde é preciso perder horas", explicou ao TeK Fábio Ferreira.


Apesar de ter terminado no ano passado o Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações na Universidade de Aveiro, e de ter criado recentemente uma empresa com outro colega - a ThinkIT - na qual está a desenvolver um sistema de vídeo localização, Fábio Ferreira conseguiu arranjar espaço na sua agenda para criar o jogo, apostando numa ideia "relativamente simples" e que não precisa de muitos gráficos, já que esta é - confessa - a sua maior dificuldade. "Na parte de programação sinto-me mais confortável, mas a parte gráfica é mais complicada e gostava de encontrar alguém que me ajudasse nessa parte para desenvolver mais alguns projectos", adianta.


O Target Ball é o primeiro jogo que cria, apesar de já ter experiência de programação para Windows Mobile e Android na Universidade, sempre em áreas de aplicações simples. Mas já tem outras ideias, nomeadamente uma que surgiu quando estava a criar um novo nível para este jogo e que quer explorar em breve.

Expectativas? Embora no site do jogo avance com o número de 10 mil downloads Fábio Ferreira não se compromete. "Como este é o meu primeiro jogo não tenho uma ideia ao certo de quantos downloads posso conseguir, mas penso que se conseguir divulgar correctamente o jogo posso atingir um bom número", adianta, explicando porém que "devido ao grande número de aplicações já existentes é sempre difícil uma aplicação nova vingar sobretudo se não existir uma empresa por detrás com fundos para uma boa divulgação".

O vídeo abaixo faz uma pequena demonstração do jogo que pode ser comprado na App Store."



Facebook do jogo

Tenho mesmo orgulho nele e nos projectos dele! Falando do jogo, talvez as meninas não achem muita piada a jogos, eu gosto de me entreter com o iPhone dele às vezes (adoro angry birds e doodle jump) e este é dentro do género, sem grandes dificuldades ou ciência, têm um bola, obstáculos e um alvo onde têm de chegar. É rápido, divertido e tem níveis que quase me fizeram mandar o telemóvel pela janela, lol, mas acho que se gostarem de joguitos, nem que seja para se entreterem 5min quando estão à espera de alguma coisa este é um deles. E têm a versão free com menos níveis e a versão paga mas a um preço irrisório!

Que acham? Dá orgulho ou não dá? =D

6 comentários

  1. Quando comprar o meu iPod vou instalar :D

    ResponderEliminar
  2. Que maximo! claro que é caso para teres muitoooo orgulho :D

    ResponderEliminar
  3. Mais que orgulho =)
    Parabens!!!!

    Eu concordo.. quando se esta a espera de alguma coisa ou apenas n s tem mesmo nada para fazer, qte sabe bem tirar o telemovel e jogar um joguito que dê pica ;)

    ResponderEliminar
  4. Claro que sim. Tens todos os motivos para ter orgulho nele! :D ***

    ResponderEliminar
  5. Nice blog and post. Photos are great! Look at mine too maybe follow each other ? :)

    http://thepileofstyle.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Uauuu que namorada babada :) Com razões, claro!

    ResponderEliminar